quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JOÍAS E MÃOS DA CULTURA CHINESA 2013


O coreógrafo Zhang Jigang é um dos criadores e realizadores artísticos mais renomados da China. Ele foi o diretor-geral da coreografia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing de 2008. Ele também produziu muitas outras obras de dança, elogiadas pela crítica, tanto no país, quanto no exterior. 
Com o sucesso da apresentação na festa de gala, Zhang Jigang iniciou a criação e desenvolvimento de um espetáculo com o Guanyin de Mil Mãos como atração principal. Com seis anos de esforços, saiu espetáculo do Guanyin de Mil Mãos, que representa um grande avanço comparado com a dança original. Ao se recordar do processo de criação, Zhang Jiguang disse que nada foi fácil nos últimos anos e que, por várias vezes, quase abandonou o projeto. Ele nunca se sentiu tão pressionado como dessa vez. Em vez das pressões externas, a pressão veio de seu próprio coração, porque queria ser bem sucedido.
3. jpg
1. jpg2. jpg




Este vídeo no You Tube é de uma dança executada pela China Disabled People's Performing Art Troupe. Foi essa companhia de dança que em 2004, fez o encerramento dos Jogos Para-Olímpicos. Um detalhe é que todos integrantes sofrem de deficiência auditiva e executam esse grandioso espetáculo visual baseando-se somente nos sinais dos orientadores nos 4 cantos do cenário. O nome original dessa dança chinesa é Dança de Guan Yin, que vem a ser o Bodhisattva da Compaixão, também referenciado como a Deusa Budista da Misericórdia.
Seu nome é uma abreviação de Guan Shi Yin, onde Guan significa observar, ver ou monitorar, Shi significa o mundo e Yin significa os sons, principalmente os sons daqueles que sofrem. Por isso Guan Yin é considerado o ser cheio de compaixão que olha e ampara as pessoas que pedem auxílio nesse mundo.

São suas essas palavras: Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração mil mãos virão naturalmente em seu auxílio. Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração você terá mil mãos para auxiliar outros3. jpg4. jpg9. jpg5. jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário