sábado, 4 de agosto de 2012

ACETONA ...USAR OU NÃO?

Mais um ingrediente muito usado na indústria de cosméticos que gera controvérsia… há cientistas jurando que acetona pode ressecar as unhas, causar problemas respiratórios e até mesmo afetar o fígado! Outros garantem que acetona é um dos ingredientes mais seguros na indústria cosmética e as alternativas em remoção de esmalte são piores para a saúde e meio ambiente. Então no que acreditar?

É fato que acetona dissolve isopor e até plástico! Será que dissolve unhas também? Não, não se preocupe, acetona no máximo irá ressecar as suas unhas, mas nunca irá dissolvê-las. Plástico e unhas possuem compostos totalmente diferentes, água dissolve açúcar, mas não dissolve a pele, certo? E ao contrário d que vi em muitos blogs por aí, acetona não retira a película protetora das unhas (já estou de saco cheio de quem fala pelos cotovelos sem evidência comprovada…)
Em uma conversa com Paul Bryson, Ph.D. (diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca de esmaltes O.P.I.) por telefone, ele me garantiu que os medos em torno do uso de acetona não passam de marketing de empresas que produzem removedores de esmalte que não contém acetona.
Paul foi muito atencioso com o PB e garantiu que consumidoras brasileiras não precisam se preocupar ao usar acetona. Ele diz que ingredientes solventes em removedores sem acetona são mais perigosos do que a própria, como methyl acetate que já foi banido em alguns países e que se ingerido pode ser até letal. Methyl acetate é também tóxico se inalado e em contato com a pele em altas quantidades.
Manicures devem tomar cuidado para não inalar acetona diretamente, pois ela pode, em grandes quantidades, afetar as vias respiratórias e o fígado a longo prazo.
Existem alternativas mais naturais como o óleo de banana. No entanto, este não é tão eficáz quanto acetona em remover esmaltes. Eu ja experimentei um removedor orgânico a base de soja da Karma Organic, no qual gostei muito. Mas ele não remove esmaltes escuros muito bem e também custa caro e não é de fácil acesso.
Eu tenho unhas fracas devido a minha deficiência de zinco, porém nunca tive problemas com acetona. Eu sempre hidrato minhas cutículas com azeite de oliva ou óleo de coco e por isso minhas unhas sempre ficam hidratadas, mesmo após a remoção de esmaltes com acetona.
Se você tem problemas com unhas extremamente ressecadas ou escamação estes provavelmente não são relacionados ao uso de acetona. Por isso, fique tranquila, acetona é um ingrediente seguro, pode usar se medo. Vale usar o bom senso, não é para beber ou para cheirar, é para remover esmaltes!
Thank you for your time and consideration, Dr Bryson and OPI.

2 comentários:

  1. Gosto muito do seu Blog estou sempre visitando, gostei muito do esclarecimento sobre a acetona vejo tanta gente falando mal que às vezes ficava na dúvida, mas mesmo assim preferia acetona por ser menos demorado para tirar o esmalto, portanto fica menos tempo em contato com o produto, como sempre senti o ressecamento que ela causa coloco uma gotinha de óleo junto no algodão o resultado é ótimo melhor ainda se for óleo de cravo. Mil bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi :) sinto falta de seus comentários...para eu responder mais rápido envia para :
    ferrerdiascorp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir