Unhas: 7 sinais de possíveis problemas de saúde
Oi meninas, td bom?Nossas unhas também podem ser uma fonte de informação importante: algumas doenças alteram significativamente a aparência das unhas e, por isso, elas podem ajudar no diagnóstico. Clique nos nomes para ver as fotos!
Síndrome das unhas amareladas: unhas amareladas podem ser resultado de um problema respiratório, como bronquite crônica, ou devido a um inchaço das mãos. Essa síndrome causa um aumento da espessura das unhas e um desaceleramento do crescimento, resultando em uma descoloração. Unhas afetadas podem apresentar ausência de cutícula e soltarem-se da carne me alguns lugares.
Pitting: pequenas depressões nas unhas, comuns em pessoas com psoríases. Também está associada a doenças como dermatite crônica e Alopecia Areata, caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo.
Deformação: ocorre quando a ponta dos dedos aumenta de tamanho e as unhas se curvam, crescendo em direção à ponta do dedo. Isso é resultado de falta de oxigênio no sangue e pode ser sinal de uma doença no pulmão. Também é associada a doenças inflamatórias do intestino e doenças do fígado.
Coiloníquia: unhas afetadas são moles e são curvadas para fora. A depressão é normalmente é grande suficiente para conter uma gota de líquido. Podem ser sinal de deficiência de ferro.
Unhas de Terry: as unhas ficam com aparência opaca, mas com a ponta escura. Às vezes, isso pode ser atribuído à idade. Contudo, em outros casos, pode ser sinal de doenças sérias como diabetes, doença do fígado, desnutrição e insuficiência cardíaca.
Linhas de Beau: são depressões lineares nas unhas das mãos que ocorrem na transversal. Elas podem aparecer quando o crescimento da unha é interrompido devido a doenças, como:
- Diabetes;
- Doenças Circulatórias;
- Doenças associadas à febre alta, pneumonia e sarampo;
- Má nutrição;
Descolamento das Unhas: a Onicólise caracteriza-se por um descolamento da unha de seu leito. Esse problema pode estar relacionado a:
- Infecção;
- Doença da Tireóide;
- Reações a remédios;
- reação a produtos endurecedores de unha ou unhas de acrílico;
- Psoríases;
Lembrando que essas são apenas diretrizes, para um diagnóstico, procure sempre seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário